...

sábado, 20 de abril de 2013

Grandes autores da literatura!



   Para ser um grande escritor, não basta ser alto ou ter escrito vários livros. É preciso ser lembrado por várias gerações. São vários os que me tiram da realidade e que me fazem ver a vida de uma nova perspectiva. E é por isso que acredito que uma boa parte de vocês concorda comigo em pelo menos dois autores da lista abaixo. 

1) SHAKESPEARE

“Choramos ao nascer por que chegamos a esse imenso cenário de dementes”. (W. Shakespeare)
Willian Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês considerado por muitos O MELHOR. De suas obras restaram até até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas.
Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: Ser ou não ser, eis a questão.
Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.

2) CECÍLIA MEIRELES

cecilia-meireles-1
“E minha alma, sem luz nem tenda, passa errante, na noite má, à procura de quem me entenda e de quem me consolará…” (Cecília Meireles)
Nascida 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro, sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecê-la (morreu antes de seu nascimento). Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias. 
Com apenas 18 anos já era professora e publicou seu primeiro livro “Espectro”. Ela funcou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, em 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo “O cavalinho branco”, “O menino azul”, entre outros.
No ano de 1939, Cecília publicou o livro “Viagem”. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
Cecília faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.

3) CLARICE LISPECTOR

“Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam” (Clarice Lispector)
Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector (sim, isso é um nome) foi uma escritora e jornalista, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Desde pequena teve muito contato com a literatura, tanto com livros de autores como Monteiro Lobato quanto na escrita.
Mas foi em 1943, quando está na faculdade de Direito e começa a escrever o seu primeiro romance, “Perto do Coração Selvagem”, publicado no ano seguinte. Clarice Lispector morreu ainda moça, aos 56 anos, pois de sua imaginação criado­ra muito ainda se esperava.

4) VINICIUS DE MORAES

“Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”. (Vinícius de Moraes)
Poeta essencialmente lírico, também conhecido como “poetinha”, apelido dado por Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

5) MACHADO DE ASSIS

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar”. (Machado de Assis)
Foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.
Sua extensa obra constitui-se de 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)

6) J.R.R. TOLKIEN

Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. (J.R.R. Tolkien)
Tolkien nasceu em Bloemfontein, cidade no centro da África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, cursou a faculdade de Letras em Exeter.
Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário” complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, sendo esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.

7) IRMÃOS GRIMM

Era uma vez um lenhador, que vivia feliz com sua mulher numa casa simples, mas confortável (…) (Irmãos Grimm)
Os escritores mais famosos dos contos de fadas infantis são os Irmãos Grimm.  Jacob e Wilhelm Grimm, são dois irmãos que fizeram e fazem muito sucesso até hoje com suas histórias e seus contos que fazem a felicidade das crianças e permeiam a imaginação dos adultos.
Os contos para as crianças na verdade eram contos destinados aos adultos, o que aconteceu durante os anos é que eles foram adaptados para os pequenos. Os Irmãos Grimm na verdade tornaram a fantasia acessível para as crianças.
Um exemplo, no conto original da Chapeuzinho Vermelho,  a avó da menina  acabava sendo devorada pelo lobo, mas os Irmãos Grimm transformaram essa versão trágica em uma mais bela e agradável para as crianças. Muito da sua infância e da infância das crianças foram e ilustradas pelos contos dos Irmãos Grimm.
Há também o filme “Os irmãos Grimm” que já é um tanto quanto velho, mas que ilustra muito bem o que os irmãos Grimm faziam. Além da série Grimm que passa de sexta feira na NBC nos EUA e nas segundas no Universal Channel aqui no Brasil.
A série conta a história de um detetive de homicídios que tem sua vida transformada ao descobrir que é descendente de uma sociedade secreta e sua missão é como a de seus antepassados: manter o equilíbrio entre a vida real e a mitologia.

Espero não parecer muito tiete, mas TODOS ESSES ESCRITORES SÃO REALMENTE MUITO BONS! Principalmente Clarice Lispector, J.R.R. Tolkien, Vinícius e Cecília. Quem ainda não conhece algum deles, vale a pena correr agora para a livraria mais próxima. Extremamente recomendável para quem quer viajar na leitura em meio às palavras antigas, personagens diferentes e sentimentos inimagináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar a vontade, só não desrespeite as regras, que são:
*Sem Flood's!
*Sem xingamentos ou palavrões!
*Sem Bulliyng!
*Sem desrespeito aos livros indicados ou algum usuário e visualizador do blog!
*Sem propaganda de blog's; produtos; etc. Se quiser parceria não comente, mande um e-mail para 'marcio.hgf@gmail.com' dizendo o nome do blog, link, e quem você é!

Pronto, agora pode comentar: